Olá Doutores de Terra!
O Programa Doutores da Terra hoje está especial! Nesta edição temos o Consultório da Terra, onde Roberto Fioretto e José Carlos Vieira respondem a três dúvidas dos ouvintes e também um bate-papo super especial com o Engenheiro Agrônomo, Gerente de Marketing da Syngenta e produtor rural Thomas Altmann, que fala do manejo do café na propriedade de sua família em Rolândia – PR.
As perguntas respondidas no Consultório da Terra desta edição são:
- Qual importância do uso do nitrato de amônia na cultura do milho. Ouvi numa palestra do Dr Fred Below que por ter metade do nitrogênio na forma nítrico e metade na forma amoniacal o aproveitamento do nutriente pela planta de MILHO é maior, resultando em maior produtividade. (Rubens Saccheto Sanches – Presidente Prudente) (Para ouvir essa resposta avance até 00:40)
- A minha dúvida é a seguinte: Tenho um solo que está com as saturações de 57%, 14,2% e 5,2% de cálcio, magnésio e potássio, respectivamente, a porcentagem relativa de fósforo encontra-se a 167% do NiCriP, estes valores se referem a amostragem de 0 – 20 cm. Tendo como base estes resultados, que praticamente os julgo adequados, gostaria de saber se poderia fazer a utilização do gesso agrícola para ajudar a levar estes nutrientes desta camada de 0 a 20 cm, para maiores profundidades, tendo em vista que o gesso possui esta capacidade, isso seria feito gradativamente. Gostaria da opinião dos doutores da terra se essa prática seria válida ou se haveria outra forma mais eficiente de obter o resultado desejado. (William Rafael Roesler – Estudante de Agronomia (3º ano) – Londrina) (Para ouvir essa resposta avance até 09:00)
Obs: O solo é classificado como nitossolo vermelho (possui cerca de 70% de argila) e localiza-se na cidade de Apucarana – PR, está sob sistema de plantio direto. - Boa tarde. Qual a melhor forma de elevar a saturação de potássio no que diz respeito a época, forma, etc. A aplicação conjunta com calcário é mais eficiente? (Gilson Mendes – Guarapuava) (Para ouvir essa resposta avance até 15:00)
Já o Bate-papo Doutores da Terra (para ouvir avance até 18:16) contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Thomas Altamnn, ele é gerente de marketing da Syngenta, mas veio ao nosso bate-papo como produtor rural. Ele conta como foi voltar ao norte do Paraná depois de mais de duas décadas fora e aceitar o desafio de utilizar um novo método de manejo para o café da propriedade de sua família em Rolândia (PR). A convite de um amigo, que precisava analisar um caso para o seu trabalho de conclusão de curso, ele utilizou o PHP MIX da Vittacura e conta como o trabalho realizado na safra 2014/2015 aumentou a produtividade do sítio Santa Gertrudes.
Para saber mais sobre o PHP MIX entre em contato pelo (43) 3338-5738 ou pelo e-mail vittacura@vittacura.com.br