Olá Doutores da Terra!
Neste 5º Programa Doutores da Terra o tema é o Crédito Rural (Parte 2) e para isso contamos com a presença de João Ferrari Neto, engenheiro agrônomo e mestre em fertilidade de solos, que é chefe da divisão de acompanhamento das operações de crédito rural (DEROP/DIORE) do Banco Central.
Nesta edição ele fala sobre os valores disponibilizados para o crédito agrícola no ano de 2014/2015, explica as origens dos recursos e fala das perspectivas para o ano de 2016/2017, que tende a ter o volume de crédito reduzido devido a diminuição do PIB e a redução do recursos em depósito à vista nos bancos.
Outro assunto tratado por João Ferrari Neto é o modelo de subsídio brasileiro (taxa) em comparação com o modelo de subsídio americano (produtividade) e o seu atrelamento ao seguro rural, que não acontece no Brasil.
Para finalizar Roberto Fioretto e José Carlos Vieira de Almeira comentam com ele sobre a proposta de utilização do Índice de Qualidade do Solo (IQS) como um dos fatores a serem considerados na tomada de crédito agrícola.